top of page
Buscar

Dica 3: Método do SCS.

Atualizado: 6 de jun. de 2021

__________O método do SCS (Soil Conservation Service) é mais conhecido nos Estados Unidos e o mais aplicado e cujo nome novo é NRCS (National Resources Conservation Service). É aplicado para áreas que variam de 2 km2 a 5.000 km2.

__________Está baseado no conceito de hidrograma unitário que foi proposto pela primeira vez em 1932 por Sherman usando 1cm para a chuva excedente para as unidades do Sistema Internacional (SI). O termo unitário foi usado por Sherman para denominar a unidade do tempo, mas com o tempo foi interpretado como a unidade da chuva excedente de 1cm (Ven Te Chow, Maidment e Mays, 1888, p. 214). Snyder desenvolveu o hidrograma unitário sintético em 1938.

__________Conforme Linsley, Kohler e Paulhus, 1982, o hidrograma unitário segundo Sherman é típico para cada bacia. Um hidrograma unitário de uma bacia não serve para outra. O hidrograma unitário pode ser definido como o hidrograma resultante de um escoamento superficial de 1 cm de uma chuva com uma determinada duração.

__________Na prática para se obter o hidrograma unitário é necessário a análise das precipitações e vazões daquela bacia em estudo. Como usualmente não temos estes dados, o que fazemos é usar fórmulas empíricas, quando então teremos o que chamamos de hidrograma sintético.

__________No hidrograma sintético, segundo Porto, 1995, é determinada a vazão de pico e a forma do hidrograma baseado em um triângulo tendo as características físicas da bacia.

__________Já vi alunos de faculdades usando o método do SCS em substituição ao método Racional em áreas menores que 2 km2. Segundo os especialistas no SCS, o uso em áreas menores que 2Km2 apresentam grandes erros.

__________Em áreas menores que 2 km2 pode ser usado o TR 55 do SCS com precipitação Tipo II recomendada por Ruben Lalaina Porto para o Estado de São Paulo.

__________O Departamento de Agricultura nos Estados Unidos apresentou em junho de 1986 através do Natural Resources Conservation Service (NRCS), o Technical Release 55, ou seja, o TR-55 destina a bacias urbanas maiores que 4 ha até 65 km2, mais conhecido como SCS TR-55, incorporando o que já tinha sido publicado em janeiro de 1976 pelo Soil Conservation Service (SCS).

__________O TR-55 apresenta metodologia própria para determinar o pico de descarga e volume de detenção para áreas urbanas e rurais. Não apresenta o hidrograma completo e pode ser usado facilmente para varias bacias.

__________Para o uso do TR-55 é obrigatório chuva de duração de 24h.

__________Rubens Lalaina Porto, fez estudos para o Estado de São Paulo e recomendou o uso da chuva tipo II do TR-55.

__________Em bacias menores que 2 Km2 deve ser usado o Método Racional ou Método do SCS TR55 com chuva Tipo II.


Dica 3: o método do SCS deve ser usado em bacias com área acima 2 Km2.



193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page