top of page
Buscar

Dica 5: Terremotos.

Atualizado: 6 de jun. de 2021

__________

__________Em 1755 houve um terremoto em Lisboa. Caíram milhares de casas na baixada de Lisboa e começou um incêndio. As pessoas que habitavam na parte superior foram ajudar o pessoal das casas desabadas. O mar recuou e se viam os navios que estavam no fundo do mar. De repente veio um maremoto com ondas de 15 m de altura matando cerca de 40 mil pessoas.

__________Devido a isto o Marques de Pombal mandou fazer um modelo de gaiola a ser usadas nas edificações de Lisboa e estabeleceu que o ouro do Brasil deveria 1/5 ser usado para recuperação de Lisboa.

__________O Tsunami que deu no mar a 50 Km de Lisboa atingiu as Praias de Pernambuco onde morreram duas pessoas que estavam se banhando na praia.

__________Outra informação é que 1666 quando foi fundada a cidade de Manaus, houve um terremoto de grau 7 na escala Richter a 40 km da cidade. Houve um tsunami que matou toda a civilização ribeirinha, derrubou muita mata e foi até a ilha de Marajó.

__________Existe uma norma da ABNT destinada a prédios, mas não existe uma norma para grandes obras hidráulicas, como barramentos, pontes, viadutos, etc.

__________Na Índia mesmo em lugares onde não existe terremotos, nas escolas de engenharia e arquitetura é ensinado como projetar edificações pensando que se houver um dia um sismo, a estrutura vai responder adequadamente.


Dica 5: devemos pensar em sismos em todos os barramentos a serem feitos. Os especialistas no assunto devem fazer tais estudos.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page